top of page

exercícios coletivos de imaginação política e social 

A quem pertence a cidade? 

​

Esta pergunta norteia as atividades de um grupo de professores, pesquisadores e estudantes do Departamento de Filosofia, da Faculdade de Educação e do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. As atividades voltam-se  preferencialmente às escolas do Ensino Médio do Distrito Federal. 

​

Junto com alunos e professores das escolas, pretendemos conhecer a realidade do território do DF de um ponto de vista social, artístico, histórico e geográfico, em um movimento de apropriação que expõe não só a riqueza e a complexidade da vida na cidade, mas também as suas contradições, as suas dificuldades, os seus problemas. 

 

Em grupos de estudos, oficinas, laboratórios queremos investigar, analisar os diferentes espaços da(s) cidade(s), recuperar a memória da sua construção, das formas de convivência e suas materializações no território, a relação com a natureza e a intervenção humana sobre o meio ambiente. 

​

O trabalho visa elaborar um diagnósticos das pulsões políticos sociais latentes no universo escolar. E pretende  impulsionar uma discussão que, a partir de um inventário do existente, torna possível imaginar a sua transformação.

​

 

bottom of page