Oficina Mulheres e religião - Semana de Filosofia, 2017
O Departamento de Filosofia da UnB todos os anos oferece à comunidade acadêmica um evento de extensão, a Semana de Filosofia, cujos temas são discutidos anteriormente e abrangem várias temáticas. No ano de 2017, o tema era a Reforma Protestante.
Para esse evento, o PIBID, em conjunto com Benedetta Bisol e Gigliola Mendes, propôs uma oficina sobre Mulheres e religião.
A oficina tinha a princípio o mote da tolerância, mas foi sendo reelaborado para incluir também a temática feminista. Pensada em conjunto com os estudantes de PIBID, a oficina foi elaborada em duas etapas: a primeira, muito próxima à experiência anterior da oficina O que é ideologia?, consistia da elaboração em grupo de uma pergunta norteadora, a partir de uma coletânea de textos e imagens. Tais textos e imagens, impressos em formato A2, iam desde de trechos do Gênesis, a relatos sobre Orixás, imagens de divindades afro-brasileiras por Djanria e Carybé, até cartuns. Toda a coletânea apontando para a intersecção entre tolerância religiosa e presença feminina; a segunda etapa, que ocorreu após a pausa para o almoço, propôs a confrontação dessas perguntas com as perspectivas teológicas de convidadas representantes de diversas religiões. As convidadas eram a pastora evangélica Wal Moraes, a professora Anilda Maria Gonçalves dos Santos, a mãe de santo Ruth Dbessein .
O público da oficina constituiu-se pelos alunos da escola CEM 01 do Paranoá, turmas do professor supervisor do PIBID, Vinicius da Silva Souza. Cerca de 100 estudantes participaram da atividade, divididos em grupos e coordenados pelos estudantes do PIBID, por Gigliola Mendes e Benedetta Bisol.
Para um relato mais acadêmico da proposta, ver o artigo de Gigliola Mendes e Benedetta Bisol para a revista Pólemos, em nossas publicações.